domingo, 13 de outubro de 2013

Atividade 4 - Blog- Acerte o Número


Materiais necessários: Prancha de papelão, tesoura, plástico adesivo colorido, plástico adesivo transparente, fita adesiva, tampinha de garrafa PET, caneta hidrocor, papel ofício colorido e barbante.

Como fazer: deve confeccionar fichas com os números de 1 a 10  e em seguida plastificar a prancha de papelão, recortas as fichas com os numerais e colar na prancha, plastificar novamente e colocar a tampinha de garrafa PET amarrada na prancha por um fio de barbante.





















Mecanismos de aprendizagem desenvolvidos: Em turma, cada grupo de alunos terá uma prancha de papelão com as fichas numeradas. Durante a atividade, a professora irá falar um número e os alunos deverão identificá-lo e colocar a tampinha em cima do número. Dessa forma, os alunos praticam o raciocínio lógico e memorizam os numerais, aprendendo a reconhecer e identificá-los.

Intervenções:Uma intervenção que pode ser feita durante a atividade para que potencializar seus resultados, uma vez que os alunos já estejam entendendo bem o processo, é pedir que localizem um número com 2 algarismos, para que seu conhecimento numérico vá progredindo aos poucos.   
 

4 comentários:

  1. Parabéns pelo seu texto, pelas informações e sugestões de atividades. Estas intervenções auxiliam o aluno a desenvolver o raciocínio lógico e a memorização.
    Abraços,
    Cirlene

    ResponderExcluir
  2. Ótima sugestão!!!
    E o melhor é que podemos confeccionar utilizando materiais alternativos.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Essa atividade leva o aluno com e sem deficiência raciocinar de forma lúdica e desenvolver a associação numérica em vários aspectos: sequencial, somatória e quantitativa.

    Parabéns Carmem!!
    Abraços
    Kátia

    ResponderExcluir
  4. O interessante dessa prática pedagógica, é que ela pode ser trabalhada em sala de aula comum, sem contar que desperta o raciocínio lógico da criança, além de ser prazeroso de brincar e aprender ao mesmo tempo. Parabéns!
    Com certeza irei fazer para os meus alunos. Adorei a sugestão.

    ResponderExcluir