Materiais necessários: Prancha de papelão, tesoura, plástico adesivo colorido, plástico adesivo transparente, fita adesiva, tampinha de garrafa PET, caneta hidrocor, papel ofício colorido e barbante.
Como fazer: deve
confeccionar fichas com os números de 1 a 10 e em seguida plastificar a prancha de papelão,
recortas as fichas com os numerais e colar na prancha, plastificar novamente e
colocar a tampinha de garrafa PET amarrada na prancha por um fio de barbante.
Mecanismos de
aprendizagem desenvolvidos: Em turma, cada grupo de alunos terá uma prancha
de papelão com as fichas numeradas. Durante a atividade, a professora irá falar
um número e os alunos deverão identificá-lo e colocar a tampinha em cima do
número. Dessa forma, os alunos praticam o raciocínio lógico e memorizam os
numerais, aprendendo a reconhecer e identificá-los.
Intervenções:Uma
intervenção que pode ser feita durante a atividade para que potencializar seus
resultados, uma vez que os alunos já estejam entendendo bem o processo, é pedir
que localizem um número com 2 algarismos, para que seu conhecimento numérico vá
progredindo aos poucos.
Parabéns pelo seu texto, pelas informações e sugestões de atividades. Estas intervenções auxiliam o aluno a desenvolver o raciocínio lógico e a memorização.
ResponderExcluirAbraços,
Cirlene
Ótima sugestão!!!
ResponderExcluirE o melhor é que podemos confeccionar utilizando materiais alternativos.
Parabéns!
Essa atividade leva o aluno com e sem deficiência raciocinar de forma lúdica e desenvolver a associação numérica em vários aspectos: sequencial, somatória e quantitativa.
ResponderExcluirParabéns Carmem!!
Abraços
Kátia
O interessante dessa prática pedagógica, é que ela pode ser trabalhada em sala de aula comum, sem contar que desperta o raciocínio lógico da criança, além de ser prazeroso de brincar e aprender ao mesmo tempo. Parabéns!
ResponderExcluirCom certeza irei fazer para os meus alunos. Adorei a sugestão.