quarta-feira, 31 de julho de 2013

Resposta da atividade de Fechamento



·           A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva traz uma proposta inovadora que é o AEE,uma vez que era necessário um acompanhamento específico a alunos com necessidades especiais a fim de estruturar um sistema de ensino que oferece condições iguais para o crescimento dos vários alunos. Nesse contexto, o professor de sala regular não teria condições de oferecer a completa formação do indivíduo e nesses casos o aluno seria encaminhado para o AEE onde um profissional qualificado faria a suplementação e complementação do processo de ensino, visando desenvolver a autonomia do aluno na escola e no meio social em que vive. O professor do AEE é também o regente da SRM e responsável pela utilização dos materiais que a sala dispõe para o atendimento de sua clientela. A importância do professor do AEE vai muito além do atendimento que presta, pois cabe a ele articular estratégias junto a professora da sala regular para melhorar o aprendizado do aluno em questão, informar os familiares a importância da participação dos mesmo no processo de ensino e inclusão e garantir que sejam adaptadas formas que propiciem ao aluno participar de todas as atividades escolares.

·           O estudo de caso do aluno permite ao professor o conhecimento do histórico do indivíduo que deve atender e esta experiência vai permitir traçar um plano de atuação que melhor se identifique com o caso em questão. O estudo de caso visa buscar a história de vida do aluno desde o nascimento, suas aptidões e costumes, sua estrutura familiar, sua interação com os colegas na escola e nos locais que freqüenta, além de detalhar a origem da necessidade especial do aluno. A partir destas informações, o professor pode fazer o traçado de como o mesmo será melhor acompanhado.

·           O plano de AEE é a estratégia adotada pelo professor para atender o aluno da forma mais adequada para o seu caso. Neste plano é registrado: o tempo de duração de cada atendimento e a freqüência com que estes acontecem, as atividades a serem desenvolvidas que geralmente são escolhidas de acordo com as aptidões do aluno, os materiais a serem utilizado para o atendimento, os tipos de parcerias que ajudam no desenvolvimento do trabalho com o aluno em questão, os profissionais da escola envolvidos e uma breve avaliação do processo. Desta forma, é possível planejar um atendimento eficaz e que possa mostrar resultados no desenvolvimento intelectual dos alunos atendidos.

4 comentários:

  1. As etapas do Plano do AEE são imprescindíveis para a execução dos objetivos propostos. Pois, eles devem ser elaborados sequencialmente de acordo com as necessidades do aluno e a partir de sua avaliação pode ser estabelecidas novas estratégias para alcançar o resultado esperado. Excelente texto!
    Abraços,
    Cirlene

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  2. O papel do professor do AEE é de fundamental importância nesse processo inclusivo que vivemos atualmente, no seu atendimento a slunos com deficiências,aos professores da sala regular e as famílias, garantindo a essa comunidade escolar especial uma autonomia participativa em uma sociedade tão desigual.

    Abraços,
    Kátia

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  3. Parabéns professora pelo o texto, ele é claro quando se refere a importância do professor nesse processo inclusivo.

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  4. Seu texto enfatiza de forma coerente o papel do professor na sala de AEE, fala a respeito da importância deste profissional , como também aborda a respeito do estudo de caso e do plano de atuação detalhando a origem da deficiência do aluno.Finaliza falando sobre o plano de AEE, que é a estratégia usada pelo professor para o seu trabalho eficaz nessa modalidade de ensino.

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