domingo, 29 de junho de 2014

"O MODELO DOS MODELOS" de Italo Calvino e o AEE

O texto trata de um tema importante para quem trabalha com o AEE e que deve ser considerado na escolha das atividades a serem aplicadas a cada aluno. Os conceitos formulados, buscando a obtenção de um padrão claro, onde só seja preciso a realização de pequenas adaptações dependendo do caso, mostra-se uma estratégia ineficaz em virtude da complexidade e dos desafios que são apresentados por cada um. Neste caso, é preciso que cada aluno seja observado não em suas fraquezas, mas no que tem de melhor a oferecer, pois é este o caminho que aponta o desenvolvimento do aluno e sua melhor autonomia.

Portanto, é papel do professor avaliar cada aluno, sua história, sua família e todas as experiências mais importantes que foram vividas anteriormente. Logo após, deve-se observar qual dos recursos disponíveis se encaixariam melhor no perfil apresentado pelo aluno. Nesse processo os alunos com o qual o professor já tenha entrado em contato servirão como norte, porém não como estereótipo.

O texto “O Modelo dos Modelos” de Italo Calvino é uma ótima oportunidade para rever a maneira como estamos trabalhando com nossos alunos e a partir confirmar o trabalho ou assumir postura mais coerente visando o desenvolvimento dos nossos educandos.

 

domingo, 1 de junho de 2014

Cálculos e Conversações

Ábaco

Apresento duas atividades úteis para o trabalho com o público TEA um direcionado para área de cálculos e outro buscando aprimorar a comunicação do aluno com as pessoas com que convive. Tais métodos poderão ser trabalhados na sala de AEE como uma preparação para a sala de aula regular.


A partir do equipamento acima apresentado pode-se fazer variadas abordagens no campo da matemática e promover a interação do aluno com os números; tais práticas preparam para o convívio social, sendo ele apto a executar suas compras sem equívocos no pagamento.

Prancha de comunicação



 Uma das grandes dificuldades dos TAE é a interação com as pessoas que o cercam, uma vez que a afetividade destas pessoas necessita de orientações específicas. Nesse contexto a prancha de comunicação acima apresentada é uma importante ferramenta para reverter as dificuldades sociais que os alunos apresentam.

Fonte: http://alternativainclusiva.blogspot.com.br/