quarta-feira, 27 de novembro de 2013

As Curvas de Niemeyer em Audiodescrição

 Este filme é uma ótima produção cinematográfica a cerca de um dos maiores arquitetos da História e suas principais obras. No entanto, este link tem o diferencial da Audiodescrição, que permite a imaginação dos alunos cegos a cerca do que está ocorrendo no vídeo, aparecendo deste modo como uma importante ferramenta de transmissão da cultura, no caso a história desta personalidade brasileira com respaldo internacional. 

http://www.filmesquevoam.com.br/filme.php?id=487

domingo, 13 de outubro de 2013

Atividade 4 - Blog- Acerte o Número


Materiais necessários: Prancha de papelão, tesoura, plástico adesivo colorido, plástico adesivo transparente, fita adesiva, tampinha de garrafa PET, caneta hidrocor, papel ofício colorido e barbante.

Como fazer: deve confeccionar fichas com os números de 1 a 10  e em seguida plastificar a prancha de papelão, recortas as fichas com os numerais e colar na prancha, plastificar novamente e colocar a tampinha de garrafa PET amarrada na prancha por um fio de barbante.





















Mecanismos de aprendizagem desenvolvidos: Em turma, cada grupo de alunos terá uma prancha de papelão com as fichas numeradas. Durante a atividade, a professora irá falar um número e os alunos deverão identificá-lo e colocar a tampinha em cima do número. Dessa forma, os alunos praticam o raciocínio lógico e memorizam os numerais, aprendendo a reconhecer e identificá-los.

Intervenções:Uma intervenção que pode ser feita durante a atividade para que potencializar seus resultados, uma vez que os alunos já estejam entendendo bem o processo, é pedir que localizem um número com 2 algarismos, para que seu conhecimento numérico vá progredindo aos poucos.   
 

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A Colmeia - 5º Atividade - Blog















A colmeia é um recurso semelhante a um teclado de computador que impede que o aluno, ao digitar, aperte teclas indesejadas devido aos movimentos involuntários. Esse material é confeccionado com placa de plástico ou acrílico com perfurações correspondentes a cada tecla, fixada no teclado para dar segurança e firmeza ao teclar. A deficiência física cria no aluno, barreiras que o impedem de desempenhar algumas atividades, e é justamente com a finalidade de proporcionar a participação desses indivíduos nas atividades dificultadas pela limitação corpórea, que surge a tecnologia assistiva. Esse é apenas um exemplo de equipamento que facilita o cotidiano dos alunos com deficiência física, proporcionando-lhes autonomia na utilização do computador. 


quarta-feira, 31 de julho de 2013

Resposta da atividade de Fechamento



·           A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva traz uma proposta inovadora que é o AEE,uma vez que era necessário um acompanhamento específico a alunos com necessidades especiais a fim de estruturar um sistema de ensino que oferece condições iguais para o crescimento dos vários alunos. Nesse contexto, o professor de sala regular não teria condições de oferecer a completa formação do indivíduo e nesses casos o aluno seria encaminhado para o AEE onde um profissional qualificado faria a suplementação e complementação do processo de ensino, visando desenvolver a autonomia do aluno na escola e no meio social em que vive. O professor do AEE é também o regente da SRM e responsável pela utilização dos materiais que a sala dispõe para o atendimento de sua clientela. A importância do professor do AEE vai muito além do atendimento que presta, pois cabe a ele articular estratégias junto a professora da sala regular para melhorar o aprendizado do aluno em questão, informar os familiares a importância da participação dos mesmo no processo de ensino e inclusão e garantir que sejam adaptadas formas que propiciem ao aluno participar de todas as atividades escolares.

·           O estudo de caso do aluno permite ao professor o conhecimento do histórico do indivíduo que deve atender e esta experiência vai permitir traçar um plano de atuação que melhor se identifique com o caso em questão. O estudo de caso visa buscar a história de vida do aluno desde o nascimento, suas aptidões e costumes, sua estrutura familiar, sua interação com os colegas na escola e nos locais que freqüenta, além de detalhar a origem da necessidade especial do aluno. A partir destas informações, o professor pode fazer o traçado de como o mesmo será melhor acompanhado.

·           O plano de AEE é a estratégia adotada pelo professor para atender o aluno da forma mais adequada para o seu caso. Neste plano é registrado: o tempo de duração de cada atendimento e a freqüência com que estes acontecem, as atividades a serem desenvolvidas que geralmente são escolhidas de acordo com as aptidões do aluno, os materiais a serem utilizado para o atendimento, os tipos de parcerias que ajudam no desenvolvimento do trabalho com o aluno em questão, os profissionais da escola envolvidos e uma breve avaliação do processo. Desta forma, é possível planejar um atendimento eficaz e que possa mostrar resultados no desenvolvimento intelectual dos alunos atendidos.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Documentos Legais que Definem a Educação Especial

Leis que dispõem sobre a Educação Especial e o Atendimento Educacional Especializado:
  • Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009
  • Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
  • Decreto 7.611 de 17 de novembro de 2011

Veja a coletânia " A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva".

Esta coletânea foi desenvolvida por uma parceria entre o Ministerio da Educação - MEC e a Universidade Federal do Ceará - UFC. Ela é composta de 10 fasciculos que discorrem sobre as deficiências, as metodologias e os recursos pedagógicos a serem utilizados no Atendimento Educacional Especializado - AEE. Os fasciculos são:
Fasc_01_-_A_escola_comum_inclusiva
Fasc_02_-_O_AEE_para_alunos_com_deficiência_intelectual
Fasc_03_-_Os_alunos_com_deficiência_visual_baixa_visão_e_cegueira
Fasc_04_-_Abordagem_bilíngue_na_escolarização_de_pessoas_com_surdez
Fasc_05_-_Surdocegueira_e_deficiência_múltipla
Fasc_06_-_Recursos_pedagógicos_acessíveis_e_comunicação_aumentativa
Fasc_07_-Orientação_e_mobilidade,_adequação_postural_e_acessibilidade
Fasc_08_-_Livro_Acessível_e_informática_acessível
Fasc_09_-_Transtornos_globais_do_desenvolvimento
Fasc_10_-_Altas_habilidades_-_Superdotação
Eles podem ser encontrados no site da SECADI http://portal.mec.gov.br  no portal SECADI no link EDUCAÇÂO ESPECIAL. Este material contém informações de grande importância no desenvolvimento de um trabalho voltado para a inclusão de alunos com diversas necessidades educacionais especiais.
 

Reflexão Vídeos

A princípio, o primeiro vídeo, Help Desk na Idade Média pode apresentar um caráter humorístico, visto que retrata uma dificuldade que para a sociedade atual é inexistente. No entanto, sua análise detalhada mostra a facilidade de adaptação que o indivíduo do século XXI desenvolveu, pelo fato de estar em contato com o novo em espaços de tempo muito curtos. Os vídeos seguintes retratam a velocidade com que as informações estão sendo compartilhadas e os impactos que tais alterações podem provocar no comportamento dos cidadãos como um todo. O vídeo Rafinha 2.0 deixa claro que o jovem que cresce em meio a um mundo tão dinâmico adapta-se a maneiras de informação diversificadas. Também fica evidente que para tais pessoas, a chegada de novas tecnologias de maneira tão rápida não lhes é estranho, uma vez que estão habituados a configuração atual da sociedade, tal fato não ocorre com indivíduos que cresceram sem acesso a internet.

EAD Pesquisa sobre AEE.

A pesquisa que realizei refere-se a Educação Especial. O texto analisado tem como objetivo mostrar uma definição coerente e original do assunto tratado, e esse objetivo é muito bem alcançado pelo autor. Segundo ele, a educação especial vem de encontro com as capacidades e necessidades de alunos com alguma deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, uma vez que visa dar-lhes condições a conclusão do processo de aprendizagem. Com uma abordagem de alusão histórica, faz referência ao início do desenvolvimento dessa modalidade de ensino e a institucionalização ocorrida com o passar do tempo. Por fim, a ação desempenhada pelos profissionais da educação especial visa auxiliar os alunos a se tornarem adultos independentes e inclusos na sociedade que os cerca. É interessante que todos possam ler o arquivo na íntegra a fim de constatar o que foi resumido e poder obter mais informações a respeito.

Conceito de Educação Especial. Disponível em: http://conceito.de/educacao-especial               
Acesso em 12/05/2013

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Conquistas e dificuldades trazidas pela Educação e Distância.

Conquistas e dificuldades trazidas pela Educação e Distância.
Nome: Ana Carmem Vieira Pereira Município: Juazeiro do Norte
Data: 28/04/2013

A educação à distância é uma modalidade de ensino que tem como visão primordial e como diferencial a instituição da quebra das barreiras dos espaço tempo. O fato de o aluno não precisar freqüentar um local onde as aulas são ministradas proporcionam uma abertura do conhecimento para todos aqueles que o buscam. Esse processo de democratização possibilitado pela EAD tem seus pontos positivos e negativos, no entanto, existem diversas experiências positivas relacionadas a tal modalidade. Os fatores acima mencionados promovem uma expansão acelerada da utilização desses métodos.
A chamada 3º revolução industrial trouxe consigo as inovações tecnológicas necessárias ao desenvolvimento da EAD conhecida atualmente. Apesar de evidenciada no contexto moderno, sabe-se que não trata-se de uma prática nova. Há relatos de grandes pensadores da antiguidade em que realizam-se ensinamentos através de cartas. As cartas dos cristãos no primeiro século são registros que comprovam o caráter antigo da EAD, visto que os ensinamentos da doutrina católica em ascendência eram passados por escrito.
Os pontos positivos da EAD são evidenciados em virtude da versatilidade da execução das tarefas propostas, visto que os alunos podem adequar o seu horário da maneira que achar mas conveniente. Outro ponto de importância crucial é que não há necessidade de deslocamento do estudante, quebrando a natural barreira espacial que a muitos afligia antes da ampliação da modalidade à distância. Existem vantagens pertinentes no que diz respeito as ferramentas que são disponibilizadas pelos atuais sistemas operacionais e pela internet como um todo. Os ambientes virtuais criados para esse fim vem sendo aperfeiçoados cada vez mais com a finalidade de reproduzir o ambiente escolar apesar da distância entre os envolvidos.
Apesar de todas as vantagens proporcionadas a partir da EAD, podem ser registrados pontos negativos em virtude da falta de comunicação entre os participantes. É necessário que o alunos e o tutor estejam caminhando juntos e tenham uma interação harmoniosa e permanente, a fim de que o processo de aprendizado tenha um acompanhamento que é fator de importância para a assimilação do conteúdo ministrado. Também se faz necessária uma interação maior entre os colegas através dos fóruns, para que não se torne um ambiente vazio em interação humana e aprendizagem conjunta.